Fechar

O que é Tesouro Direto? Como investir nesse ativo?

O Tesouro Direto é ideal para quem não gosta de correr riscos. Como fazer para investir nesse ativo?

Você cansou de aplicar apenas na poupança e quer ampliar seus investimentos, mas sem correr riscos? Então, o Tesouro Direto foi feito pra você. Esse investimento é o mais seguro do mercado. Aqui, a chance de levar um calote é praticamente nula.

Se o seu medo na hora de investir é correr o risco de perder tudo que guardou, você pode dormir tranquilo ao aplicar no Tesouro Direto. Não é bicho de sete cabeças!

Ao contrário de investimentos de risco, o Tesouro Direto serve para que pessoas comprem e vendam títulos públicos. Ou seja, aqui, você assume a função de credor do governo federal e depois recolhe o dinheiro corrigido. Por conta disso, a retirada estipulada é garantida.

A única possibilidade de você não receber o seu dinheiro é se o Tesouro quebrar. Mas, caso isso aconteça, a situação será ruim para todo mundo, não só para você.

O Tesouro Direto foi criado em 2002, numa iniciativa do Tesouro Nacional com a B3, a bolsa de valores do Brasil. Tudo é feito on-line. E não precisa ter muito dinheiro sobrando todo mês. Dá pra aplicar a partir de trinta reais. E o rendimento é maior do que o da poupança.

Como investir no Tesouro Direto

Todos os bancos oferecem Tesouro Direto! Ou você pode investir através de uma corretora. Basta ter conta, que pode ser corrente ou poupança, e um CPF válido. No site oficial do Tesouro Direto, encontramos tudo descrito direitinho, com as tabelas de investimentos. O Tesouro Direto tem vários títulos disponíveis. Se você não sabe o que escolher, pode simular no site oficial.

É importante que uma coisa fique clara pra você: quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro investido, maiores os juros e mais você vai ganhar no momento da retirada. Tanto os investimentos Prefixados ou IPCA tem data para a retirada. Ou seja, você não pode pegar seu dinheiro quando bem entender sem que haja descontos em cima. Se fizer isso, é prejuízo na certa.

Veja o vídeo acima e saiba mais sobre esse ativo!

Leia a seguir

Leia a seguir