Paulo Valle, secretário do Tesouro Nacional, explica como funciona novo título para aposentadoria
Em entrevista exclusiva, Valle conta como funcionará o Tesouro RendA+, o novo título público que estará disponível a partir de 30 de janeiro
O governo criou um novo título público para funcionar com uma renda adicional à aposentaria. Chamado de Tesouro RendA+, o novo título público estará disponível no aplicativo (app) do Programa Tesouro Direto para pessoas físicas, a partir de 30 de janeiro. Até lá, as pessoas podem ir pensando no novo investimento.
Para compreender melhor, o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, um dos criadores do Tesouro Direto, há 20 anos, já adianta que o título tem o objetivo da educação previdenciária. Após o período longo de acumulação, 20 anos, 30 anos, 40 anos, o valor acumulado é automaticamente convertido em prestações mensais durante 20 anos, corrigido pela inflação.
Na entrevista, disponível também no YouTube da IF , Paulo Valle conta como funciona esse período de acumulação e também como vai funcionar o período de pagamento do benefício. O secretário do Tesouro também explica se o investidor tem de aplicar, todo mês, a mesma quantia durante o período de acumulação, E, por fim, Paulo Valle explica por que todo brasileiro precisa ter, ao menos, um título da dívida pública.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Como princípio previdenciário, o ideal é começar cedo a contribuição, pagando todo mês pequenos montantes. Assim, quando você chegar no seu período de aposentadoria, você já tem uma renda significativa para complementar a renda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo Paulo Valle, o simulador especial para o novo título de aposentadoria do Tesouro estará disponível em 30 de janeiro ao público, quando começa efetivamente a ser vendido. O simulador vai mostrar quantos títulos você precisa adquirir para ter a renda sonhada lá na frente. A máquina faz o cálculo. E o investidor faz o cadastro, seleciona uma corretora, faz a compra e paga via pix – nova modalidade trazida para facilitar o pagamento.