É melhor investir em ações esperando valorização ou receber dividendos?
Anne Dias, editora-executiva da IF, conversa com Bruno Tebaldi, gestor da Nova Futura
Quem está no mercado de ações, pode dar de cara a seguinte dúvida: é melhor comprar papéis apostando na valorização ou investir para ter dividendos no curto prazo?
E será que é possível encontrar ações que unem as duas coisas: se valorizem no tempo e paguem dividendos? É o que a gente vai saber agora nesta Entrevista da Semana!
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Anne Dias, editora-executiva da IF, conversa com Bruno Tebaldi, gestor da Nova Futura. Ele tem 8 anos de experiência na área financeira e atua na gestão de carteiras de Clubes de Investimento. Também é Doutorando e Mestre em Economia pela FGV, Engenheiro Mecânico pela USP, e professor de matemática e estatística na EESP-FGV.
Ele responde às seguintes perguntas sobre o tema:
- Qual é a diferença entre investir em ações pela valorização e viver de dividendos?
- Qual empresa paga dividendos e qual tende a se valorizar ao longo do tempo?
- Ações que valorizam pagam dividendos? E as que pagam dividendos são de ações que valorizam?
- Dá para ganhar com as duas coisas: dividendos e valorização dos papéis?
- Como o investidor consegue fazer essa avaliação?
- Investir em fundos de gestão ativa com as duas estratégias pode ser uma boa? Para qual tipo de investidor?
- E nesse caso de fundos, como o investidor comum, aquele que tem acesso à plataforma de uma corretora, pode analisar um bom fundo para essas estratégias?
- O que é inteligência financeira para quem investe em ações, seja contando com a valorização delas, ou em receber dividendos?