Veja as carteiras de ações recomendadas do Itaú BBA para maio de 2025
Banco lista as melhores oportunidades atualmente para superar o Ibovespa e buscar dividendos
O Itaú BBA divulgou as suas carteiras de ações recomendadas para maio de 2025. O banco de investimentos lista no documento as oportunidades de médio prazo na bolsa de valores, as small caps para superar o Ibovespa no longo prazo e papéis com foco no pagamento de dividendos robustos.
Antes, Victor Natal, estrategista de ações para pessoa física do Itaú BBA, cita que abril foi mais um mês positivo para as ações brasileiras. O Ibovespa apresentou alta de 3,7% e acumula na virada para maio uma valorização de 12,3% desde o início do ano.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
O estrategista do BBA destaca, no entanto, que o mercado continua sendo palco de intensa volatilidade, motivada principalmente pela escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China.
“Embora em um primeiro momento os ativos brasileiros, assim como o resto do mundo, tenham sentido os impactos negativos do aumento da tensão comercial, a subida da bolsa em abril reflete, em grande medida, a percepção de que o Brasil pode ser um vencedor relativo, em meio a uma nova conjuntura do comércio internacional”, avalia.
Últimas em Renda variável
A visão de Victor Natal está baseada em alguns pontos. Em primeiro lugar, menciona ele, os EUA atribuíram aos produtos brasileiros a tarifa piso, de 10%, conferindo uma vantagem relativa a outros países.
Já, em termos setoriais, agronegócio nacional pode se beneficiar de um redirecionamento da demanda chinesa por produtos como soja, algodão e carne bovina, que antes era atendida em grande medida por produtores norte-americanos.
“É possível que grandes empresas das duas potências passem a usar países tarifados no piso como intermediários, criando neles estruturas de produção parcial, as chamadas maquiladoras. Com os produtos finalizados no Brasil e sendo exportados daqui, evitaríamos tarifas proibitivas entre EUA e China”, comenta.
Tendência da bolsa de valores hoje
O estrategista do Itaú BBA então aponta que há dois cenários mais prováveis à frente e em ambos o Brasil pode estar relativamente bem-posicionado.
“Se as tarifas finais entre os dois gigantes se mantiverem nos níveis atuais, o crescimento global pode ser bastante comprometido, mas haverá mais espaço para o Brasil ocupar”, escreve.
“Se as tarifas retrocederem e se estabilizarem em níveis menores, o crescimento global deve sofrer menos, no entanto isso deve gerar também menor aumento de demanda para o Brasil”, acrescenta.
Victor Natal reforça que esse é o assunto mais relevante do momento. Mas lembra que o Brasil também tem seus desafios internos, como a situação fiscal e a inflação.
Adicionalmente, continua a carta, os resultados das empresas ao longo de 2025 devem sofrer efeitos do ciclo de alta de juros iniciado no ano passado.
“Considerando todos esses fatores, ainda vemos potencial para que o movimento positivo da bolsa continue no curto prazo, contudo, pontuamos que esse espaço deve ser mais limitado.”
Carteiras de ações recomendadas do Itaú BBA
Top 5: oportunidades na bolsa de valores
Prio (PRIO3)
Eletrobras (ELET3)
Caixa Seguridade (CXSE3)
Equatorial (EQTL3)
Cury (CURY3)
Carteira de dividendos
Copel (CPLE6)
Petrobras (PETR4)
Santander (SANB11)
Aura Minerals (AURA33)
Direcional (DIRR3)
Small Caps para superar o Ibovespa
Oceanpact (OPCT3)
Intelbras (INTB3)
Alupar (ALUP11)
Orizon (ORVR3)
SLC Agrícola (SLCE3)
Aura Minerals (AURA33)
Tegma (TGMA3)
Cury (CURT3)
3tentos (TTEN3)
Azzas 2154 (AZZA3)