Desde que a Análise Técnica foi difundida a partir dos estudos de Charlie Dow, no século XIX, esse método de análise de ações da Bolsa vem ganhando cada vez mais espaço. Mas ainda há uma pecha no mercado financeiro de que só pode investir por meio de gráficos quem é profissional ou vive essa realidade todo dia.
Mas para Fabio Perina, estrategista de ações do Itaú, esse cenário já caiu por terra há tempos e, hoje, é possível sim aprender a acompanhar os gráficos e fazer movimentações na carteira de ações com base nos padrões da Análise Técnica. “Corra risco calculado e tenha flexibilidade na sua análise”, aconselha.
Esse é, aliás, o foco do programa ‘Dominando a Bolsa’, que passa a ser transmitido diariamente na página do íon no YouTube, das 10h às 12h. Durante duas horas, o estrategista demonstra, em tempo real, como é investir na Bolsa de Valores usando a ajuda de gráficos. Ou seja, ele coloca a “mão na massa” de ensina o método ao vivo, com o mercado funcionando.
Em entrevista ao íon, Perina fala sobre o cenário atual da renda variável e dos investimentos sob a ótica da Análise Técnica. Confira os destaques do bate-papo:
Pergunta: O Ibovespa sofreu no primeiro semestre e, nos últimos dias, teve um rally. O que aconteceu e qual sua previsão para a Bolsa brasileira?
Resposta: A percepção de risco mudou, e isso foi refletido na reversão da tendência de baixa que tínhamos. O momento agora é positivo, mas ainda sob o olhar de curto prazo. Na minha opinião, o grande divisor de águas para a bolsa nos próximos meses, é saber se vai conseguir ficar firme acima dos 113 mil pontos. Se isso acontecer, o cenário para bolsa voltar aos 130 mil pontos aumentará substancialmente!
P: Muitos acreditam que a Análise Técnica é algo apenas para profissionais e pessoas que já trabalham no mercado. Qual é a sua avaliação?
R: Entendo que isso é um mito. Você pode começar a entender o movimento dos gráficos com apenas um computador e um software de análise gráfica. Utilizando apenas uma média móvel por exemplo você já consegue boas informações sobre o momento atual de uma ação.
P: Que cuidados você pondera para os investidores iniciantes que se interessam pela Análise Técnica?
R: Corra risco calculado e tenha flexibilidade na sua análise. Corra risco calculado para dosar o tamanho das suas posições e acionar stops quando necessário. A flexibilidade, porque no mercado de ações o que é verdade hoje, pode não ser verdade amanhã. O que eu quero dizer é que o investidor vai precisar ser flexível o suficiente para acompanhar a mudança de direção do mercado que muitas vezes acontece de forma repentina.
P: O que você vai mostrar no ‘Dominando a Bolsa’?
R: O ‘Dominando a Bolsa’ é um programa que vai ajudar o investidor a se posicionar e a entender para onde o mercado pode ir. o foco principal é utilizar a análise gráfica e a partir do movimento dos preços, orientar os investidores se uma ação está em um bom momento ou não de comprar.
P: Em quem você se inspirou para chegar no atual momento da sua carreira?
R: Eu tive a oportunidade de trabalhar com o Marcio Noronha que foi um dos precursores da análise gráfica no Brasil e tive a oportunidade de aprender com o “mestre”, como muitos ainda o chamam. Fiz alguns cursos, li alguns livros sobre análise gráfica, assisto a muito outros analistas gráficos e sempre vejo um ponto de vista diferente e vou aperfeiçoando a forma de analisar.
*Texto escrito por Leonardo Pinto, jornalista e editor do Feed de Notícias do íon. Artigo originalmente publicado no Feed de Notícias do íon Itaú. Para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.