Nessa semana será divulgada a nova taxa de juros aqui no Brasil e também nos Estados Unidos e Europa.
Diante disso, Cynara Machado, especialista em investimentos do Itaú Unibanco, aponta que é importante ficar de olho nas ações de empresas de tecnologia. “Isso porque, elas são as mais sensíveis aos movimentos de taxas de juros”, explica.
De acordo com a especialista, a justificativa para esse movimento é o de que o fluxo de caixa para essas empresas costuma ocorrer em um futuro mais longo.
“Além disso, em produtos vinculados a esse tipo de companhia são descontados a taxa de juros mais um ajuste em relação ao risco da empresa”, comenta.
Dessa forma, quando ocorre um aumento na taxa de juros do mercado, o desconto para essas ações costuma ser maior.
Principalmente em ativos financeiros vinculados a tecnologia e também de empresas que são classificadas como crescimento – que são aquelas com aumento em receita de vendas e no lucro.
Portanto, essas ações são mais impactadas pelas taxas de juros. “Por isso, é bom ficar de olho, pois se ocorrer mesmo um aumento do juros lá fora, essas empresas de tecnologia serão as mais impactadas”, alerta Cynara.
Quer ficar por dentro dos assuntos que estão em alta no cenário econômico e ainda ter dicas sobre finanças?
Então não perca o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 8h30.