Dica do especialista: quer investir em ações? Então estude e separe um tempo para se dedicar ao ativo

Afinal de contas, investimento, seja qual for, merece cuidado e atenção

Investir em ações requer estudo e tempo para se dedicar ao ativo. (Ilustração: Marcelo Andreguetti)

A gente sabe que para investir em ações é necessário um pouco de “sangue frio”, vamos dizer assim. É preciso ter equilíbrio para entender o sobe desce desse tipo de ativo financeiro.

Por isso, antes de começar a investir em ações, o primeiro passo é: saber o que você está fazendo em relação aos seus investimentos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Afinal de contas, conseguir uma conta de investimento e começar a comprar e vender ações é até fácil.

“O ponto difícil é entender  o que você está fazendo e procurar aquelas melhores oportunidades. Dessa forma, a gente se livra de problemas. Além disso, vamos dormir muito mais tranquilos quando nos apropriamos de um conhecimento específico e a gente começa a exercê-lo”, aconselha Victor Natal, estrategista de ações do Research para Pessoa Física do Itaú BBA.

Investir em ações requer estudo

De acordo com o especialista, conforme o tempo vai passando, a gente vai vendo ondas diferentes.

“Então, por exemplo, a gente já teve a onda de animação com criptoativos. Depois a gente teve uma onda de animação com NFTs. E sempre que temos essa animação excessiva e sem fundamento, provavelmente isso dará problema no futuro”, explica.

E o que a gente precisa fazer?

“Precisamos entender o fundamento. Então, se você vai fazer isso ajudado por alguém ou sozinho, o importante é ler muito a respeito. E assim, entender o que está acontecendo especificamente com aquele ativo”, ensina Natal.

E toda a vez que for muito fácil, provavelmente você estará deixando alguma variável importante de lado.

Portanto, fica a dica: investir em ações, ou qualquer outro tipo de produto, não é um negócio simples.

“Você precisa efetivamente dedicar tempo para aprender e conseguir bater o mercado, o que depende de muito estudo. E, mesmo assim, não significa que você irá de fato conseguir tal feito”, conclui Natal.

Sobre o nosso Manhã Inteligente

E aí, quer entender e saber tudo o que está acontecendo dentro do cenário econômico e, claro, ainda descobrir diversas dicas sobre finanças?

Então não deixe de assistir o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 8h30.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS