- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas de NY fecham em alta, após oscilarem entre ganhos e perdas ao longo da sessão
Bolsas de NY fecham em alta, após oscilarem entre ganhos e perdas ao longo da sessão
Os índices acionários de Nova York fecharam a sessão desta quinta-feira em alta, depois de oscilarem entre ganhos e perdas ao longo do dia, enquanto os investidores tentam avaliar as perspectivas para a política monetária do Federal Reserve (Fed, o BC americano).
Após ajustes, o Dow Jones fechou em alta de 0,06%, a 33.999,04 pontos, virando para terreno positivo nos minutos finais do pregão. O S&P 500, por sua vez, subiu 0,23%, a 4.283,74 pontos, e o Nasdaq avançou 0,21%, a 12.965,34 pontos.
Wall Street vem anotando fortes ganhos nas últimas semanas, recebendo apoio da esperança de que o Federal Reserve reduza o ritmo de alta dos juros nos próximos meses, após o dado de inflação ao consumidor de julho indicar que os preços ficaram estáveis em julho, na comparação com a leitura do mês anterior. Nesta semana, porém, o rali das ações americanas começa a dar sinais de desgaste, e, embora a reação inicial à ata da reunião de julho do Fed tenha sido positiva ontem, hoje as ações oscilaram perto da estabilidade pela maior parte do dia, refletindo a indecisão dos investidores.
“As ações provavelmente vão enfrentar dificuldades em conseguir um direcionamento claro pelo resto do verão [que termina em setembro no hemisfério norte], dado que Wall Street ainda está incerta sobre o quão agressivo será o Fed na reunião de setembro”, diz Edward Moya, analista sênior de mercados da Oanda, em nota.
Os comentários dos integrantes do Fed também contribuíram para reverter o otimismo visto em relação à ata do Fed. A presidente do Fed de Kansas City, Esther George, disse que o recente alívio das condições financeiras e o rali das ações pode ter sido baseado em um otimismo excessivo sobre a inflação.
A divulgação de dados positivos nos EUA, por sua vez, reforçou o nervosismo de que o Fed pode ter espaço para continuar elevando agressivamente os juros, dado que ainda não há sinais claros de recessão no mercado de trabalho americano.
O número de pedidos iniciais de seguro-desemprego dos Estados Unidos caiu a 250 mil pedidos, ficando abaixo do consenso projetado por analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 260 mil pedidos. Já o índice de atividade manufatureira regional da Filadélfia subiu 19 pontos e voltou ao território positivo depois de duas leituras negativas. O índice ficou em -12,3 pontos em julho, para 6,2 em agosto, e contrariou a expectativa de consenso de leitura a -5 pontos.
Sete dos onze setores do S&P 500 fecharam o pregão em alta, com as ações de energia, em especial, subindo 2,53% e liderando os ganhos no índice amplos de Wall Street, enquanto o setor imobiliário recuou 0,75%, na ponta negativa. Nenhum dos outros índices setoriais anotou variação superior a 0,5% para a mais ou para menos, no entanto, refletindo o tom de incertezas que dominou Nova York hoje.
Leia a seguir