- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas dos EUA sobem e encerram sequência de quedas semanais
Bolsas dos EUA sobem e encerram sequência de quedas semanais
Os índices acionários de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira, interrompendo uma sequência de três semanas consecutivas de perdas e dando um alívio a uma onda de vendas causada pelos temores de mais aperto monetário por parte do Federal Reserve (Fed).
O Dow Jones fechou em alta de 1,19%, a 32.151 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 1,53%, a 4.067 pontos, e o Nasdaq subiu 2,11%, a 12.112 pontos. No acumulado semanal, os índices tiveram ganhos de 2,84%, 3,83% e 4,22%, respectivamente.
Ações baratas
Os índices americanos sofreram fortes perdas desde o meio de agosto, com a perspectiva cada vez mais forte de que o Fed continuará elevando agressivamente os juros para controlar a inflação. Mas Wall Street interrompeu a onda de vendas nesta semana, com os investidores aproveitando para comprar ações baratas.
“Temos esta resposta Pavloviana adquirida de longa data de que, quando a demanda parece estar ficando mais fraca, ou quando as ações caem, fomos condicionados pelos bancos centrais a esperar que eles ‘encham o copo’ para os investidores”, diz Richard McGuire, estrategista-chefe de juros do Rabobank, à “Dow Jones Newswires”.
Mas quando a inflação está muito acima da meta do Fed, os bancos centrais ao invés disso estão trabalhando para garantir que a demanda por bens e serviços caia, elevando os juros e reduzindo os seus balanços de ativos, diz McGuire. “Isso claramente não é uma boa notícia para os ativos de risco”.
A semana que vem deve trazer mais volatilidade com a divulgação de novos dados de inflação ao consumidor nos EUA. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de agosto será divulgado na terça-feira, e os investidores estarão atentos a uma retomada das altas, depois que o índice ficou estável em julho, na comparação com o mês anterior.
Leia a seguir