Auditor da Americanas, PwC não identificou problemas na última auditoria completa, de 2021

Na última auditoria completa da Americanas referente ao exercício de 2021, a PwC, auditor independente desde outubro de 2019, quando assumiu o lugar da KPMG, aprovou as demonstrações financeiras da companhia sem ressalvas.
Na noite desta quarta-feira (11), a empresa anunciou que foram encontradas contábeis de R$ 20 bilhões nos livros da varejista.
“Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Americanas S.A. e da Americanas S.A. e suas controladas em 31 de dezembro de 2021, o desempenho de suas operações e os seus respectivos fluxos de caixa consolidados”, afirma a PwC no relatório de 24 de fevereiro de 2022.
Além da opinião geral sobre as demonstrações, os auditores destacam, como é de praxe, os chamados principais assuntos de auditoria (PPA), temas considerados mais relevantes durante o trabalho de auditoria.
No documento, os auditores citam cinco pontos de atenção, nenhum deles relacionado às falhas contábeis comunicadas hoje pela empresa: reestruturação societária, avaliação do valor recuperável do ativo intangível, combinação de negócios, contingências fiscais, trabalhistas e cíveis e incidente cibernético.
Procurada pelo Valor, a PwC ainda não se pronunciou.
Leia a seguir