- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Mercado Livre já vale mais que a dona da Shopee no mundo
Mercado Livre já vale mais que a dona da Shopee no mundo
O Mercado Livre já superou em valor de mercado a Sea Limited, controladora da Shopee, sediada em Cingapura, e dona da desenvolvedora de jogos Garena, responsável por um dos maiores “games” do mundo, o Free Fire. A mudança ocorreu nos últimos dias, com base nos dados do valor das ações das empresas, e reflete principalmente a queda acelerada no preço dos papéis da Sea na bolsa americana Nyse — só na terça-feira a ação caiu 6,93%.
Enquanto a Sea Limited fechou o pregão de ontem valendo US$ 46,6 bilhões, Mercado Livre terminou o dia com valor de mercado de US$ 51,4 bilhões na Nasdaq.
Desde janeiro, a controladora da Shopee já perdeu quase 63% de seu valor e Mercado Livre, apesar das instabilidades — e de também ser afetado pelo ambiente “macro” global mais difícil — recuou menos, 23%.
Crescimento mais lento que o esperado e rejeição de alguns mercados à produtos da Sea vem afetando o humor do mercado. A proibição abrupta de seu jogo móvel Free Fire na Índia, balanço morno no quarto trimestre e a pressão dos aumentos de custos globais e dos juros — que reduz visibilidade de negócios ligados à tecnologia — vão punindo as ações da empresa asiática.
“A plataforma de games da Sea sustentava o negócio de marketplace, injetando o capital necessário no comércio eletrônico, mas os games perderam força e a dúvida é como equilibrar isso agora”, diz uma fonte ouvida.
O Mercado Livre, numa análise de balanço trimestral, também vem perdendo ritmo de expansão em vendas transacionadas em alguns países, mas analistas entendem que é um efeito de base de comparação muito forte em regiões onde ele se expandiu muito em 2021, como no Brasil, e não há dúvidas sobre o modelo de negócio.
Leia a seguir