- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Morte da rainha Elizabeth 2ª mexe até na decisão sobre juros na Inglaterra
Morte da rainha Elizabeth 2ª mexe até na decisão sobre juros na Inglaterra
A morte da rainha Elizabeth II desencadeou uma série de eventos e protocolos que não eram realizados há 70 anos. O choque do Reino Unido com a perda de sua monarca mais longeva causou alterações no calendário político, econômico e esportivo do país. Lojas foram fechadas, uma reunião de política monetária teve sua data alterada e a rodada do fim de semana da Premier League, o campeonato inglês de futebol, acabou cancelada.
O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou que vai adiar sua reunião de política monetária em uma semana em razão do “período de luto nacional”. A próxima decisão de política monetária será observada de perto, já que é a primeira decisão desta natureza no governo de Liz Truss, que prometeu um plano que pode ultrapassar 100 bilhões de libras para subsidiar as contas de energia. A nova primeira-ministra também fez ameaças sobre a independência do BoE durante sua campanha para se tornar líder do Partido Conservador.
Para além dos adiamentos, é possível ver pelo país diversas lojas fechadas em luto pela perda da monarca. As varejistas Selfridges e Liberty fecharam as portas, enquanto o mercado de luxo, Fortnum & Mason, parou seu relógio de sua loja na Piccadillys Circus.
Os organizadores da Semana de Moda de Londres enviaram um e-mail aos participantes dizendo que “eventos de negócios não essenciais” deveriam ser cancelados, como festas e inaugurações. A Burberry confirmou que cancelou o desfile no evento, que estava marcado para 17 de setembro.
Russell & Bromley, a cadeia de lojas de calçados, também fechou suas lojas na sexta-feira, enquanto que o grupo empresarial britânico, CBI, cancelou seu jantar anual na Escócia, marcado para esta quinta-feira.
Porém, uma das mudanças que serão mais sentidas pelos britânicos será o cancelamento da rodada de final de semana do campeonato inglês, a Premier League.
Richard Masters, executivo-chefe da Premier League, disse que a monarca foi uma “inspiração” ao confirmar que a primeira divisão não teria nenhum jogo neste fim de semana.
“Este é um momento tremendamente triste não apenas para a nação, mas também para milhões de pessoas ao redor do mundo que a admiravam, e nos unimos a todos os que lamentam sua morte”, disse Masters.
A Superliga Feminina da Inglaterra, também atrasará o início de sua temporada, marcado para acontecer neste final de semana.
Leia a seguir