Lula confirma viagem à China no dia 11 de abril
Presidente brasileiro precisou cancelar a primeira data, em razão de uma pneumonia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a China no dia 11 de abril, com retorno previsto para o dia 15. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (31) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A expectativa é que o presidente tenha uma agenda em Pequim no dia 13 de abril. Lula terá encontro com o presidente da China, Xi Jinping. Ainda há acerto de detalhes para outro compromisso em Xangai no dia seguinte.
Inicialmente, a viagem de Lula à China ocorreria entre os dias 26 e 31 de março, mas, em razão de uma pneumonia, o presidente comunicou, no dia 25, o cancelamento da visita ao país asiático.
Ainda não há detalhes sobre a nova comitiva que iria à China, mas Lula deve, novamente, fazer o convite aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Após viagem à China, o presidente deve visitar Portugal entre os dias 23 e 25 de abril. Além de encontro com empresários, Lula participa de entrega do prêmio Camões. O petista também é aguardado nas festividades da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril.
Há expectativa, ainda não confirmada oficialmente, de que Lula visite o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Em maio, de acordo com informações do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o presidente deve ir ao Japão. O país asiático vai sediar a reunião do G7.
Leia a seguir