Pesquisa FSB/BTG: Lula sobe e volta a ampliar vantagem sobre Bolsonaro

Diferença que era de 6 pontos percentuais passou para 9

A nova rodada da pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (19), mostra que voltou a crescer a diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial.

Lula subiu de 41% para 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro ficou estacionado em 35%. Assim, a diferença entre os dois candidatos passou de 6 para 9 pontos percentuais.

O levantamento entrevistou, por telefone, 2 mil pessoas em todas as regiões do país entre 16 e 18 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-07560/2022.

Ciro e Tebet caem

A sondagem aponta ainda que Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) perderam eleitores em relação à última consulta. Ciro oscilou de 9% para 7%. Já Tebet variou de 7% para 5%.

Os demais postulantes ao Palácio do Planalto somaram juntos 2%. Brancos, nulos e indecisos totalizaram 7%.

A eleição pode acabar no 1º turno?

O levantamento FSB/BTG sinaliza também que, ao voltar a crescer, Lula ficou mais perto de vencer a disputa presidencial já no primeiro turno. O petista tem agora 47% dos votos válidos contra 37% de Bolsonaro. Ciro tem 8% e Tebet tem 6%. Os outros somam juntos 2%.

Em eventual segundo turno, no cenário mais provável, não houve mudança significativa. Tanto Lula quanto Bolsonaro avançaram dentro da margem de erro.

O ex-presidente foi de 51% para 52%. Já o atual mandatário passou de 38% para 39%.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas