- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Pesquisa Quaest: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e tem chance matemática de ser eleito no 1º turno
Pesquisa Quaest: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e tem chance matemática de ser eleito no 1º turno
A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (28), mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega à última semana da campanha com vantagem maior sobre Jair Bolsonaro (PL) e chance matemática de ser eleito já no primeiro turno da disputa presidencial.
Lula subiu de 44% para 46% das intenções de voto. O petista agora tem 50,5% dos votos válidos.
Bolsonaro oscilou negativamente, de 34% para 33%. O atual presidente aparece com 36,3% dos votos válidos.
Em relação ao último levantamento, Ciro Gomes (PDT) manteve os 6% e Simone Tebet (MDB) continua com 5%.
Soraia Thronicke (União Brasil) permanece com 1%, enquanto os demais candidatos juntos não pontuaram. Já brancos, nulos e indecisos somam 9%.
Voto útil
A pesquisa aponta que a possibilidade de Lula vencer na primeira rodada do pleito abre espaço para o chamado voto útil. Entre os eleitores de Ciro, Tebet e demais candidatos, 24% admitem que poderiam mudar o voto para beneficiar o petista.
“Dos eleitores de Ciro, 27% mudariam o voto para Lula vencer no primeiro turno (ou seja, 1,62 ponto); dos eleitores de Tebet, 30% topam mudar voto (ou seja, 1,5 ponto). Isso daria para Lula 49,12% dos votos totais, ou 53,9% dos votos válidos”, destaca a consulta da Quaest.
Considerando o cenário mais provável para o segundo turno, o petista venceria o atual mandatário. Lula variou de 50% para 52%, enquanto Bolsonaro passou de 40% para 38%.
A sondagem entrevistou 2 mil pessoas em todas as regiões do país entre 24 e 27 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-04371/2022.
Leia a seguir