- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Em seu primeiro dia de mandato, Lula tem agenda de nove reuniões com presidentes estrangeiros
Em seu primeiro dia de mandato, Lula tem agenda de nove reuniões com presidentes estrangeiros
Em seu primeiro dia de terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve focar nesta segunda-feira (2) em uma agenda lotada de encontros com chefes de Estado e embaixadores estrangeiros que vieram atender a sua posse no domingo. Ao todo, são nove encontros com presidentes de outros países. Cada reunião deve durar cerca de meia hora.
Dentre os encontros, Lula terá reuniões com o Rei da Espanha e com os presidentes de Bolívia, Argentina, Portugal, Chile, Equador e Honduras, além do vice-presidente da China. Ontem, o petista foi empossado 39º Presidente da República. A cerimônia bateu o recorde de comparecimento de delegações de representantes ou chefes de Estado internacionais.
Foco em agenda latino-americana
Todas as reuniões de Lula nesta segunda serão realizadas no Palácio do Itamaraty, onde a equipe de transição promoveu ontem um coquetel e jantar com pratos típicos do Brasil para as delegações internacionais.
A agenda de encontros com diplomatas e presidentes do exterior tem um foco claro na América Latina — mais da metade dos encontros é dedicada chefes de Estado do continente. Uma das promessas feitas pelo petista durante a campanha eleitoral foi o fortalecimento do bloco comercial sulamericano Mercosul.
No total, as reuniões deve durar oito horas, de acordo com a agenda de Lula enviada por sua assessoria. A primeira do dia será com o monarca Felipe VI, da Espanha. Em seguida, Lula se encontrará com Luis Catacora, presidente da Bolívia, e Alberto Fernández, presidente da Argentina.
Chefes de Estado africanos também são destaque na agenda do presidente, e Lula deve ter pelo menos três encontros com representantes africanos.
Além do Rei da Espanha, o outro representante de um país europeu a se reunir com Lula na agenda de hoje é o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. Ele e Lula já se encontraram anteriormente, enquanto Lula fez uma escala em cidades portuguesas durante a volta da conferência climática COP-27.
O presidente já disse que pretende realizar uma série de viagens internacionais nos primeiros meses de mandato para reestabelecer laços com governos estrangeiros. Ontem, durante o discurso ao Congresso, Lula falou em fortalecer as relações com os Estados Unidos. Nem o presidente americano Joe Biden, ou sua vice, Kamala Harris, compareceram à posse do chefe de Estado brasileiro.
Confira a agenda de reuniões de Lula nesta segunda-feira
- 9h30 – Felipe VI, Rei da Espanha
- 10h – Luis Catacora, presidente da Bolívia
- 10h30 – Alberto Fernández, presidente da Argentina
- 11h – Guilhermo Lasso, presidente do Ecuador
- 11h30 – Gabriel Boric, presidente do Chile
- 12h – Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal
- 13h – Iris Xiomara Sarmiento, presidente de Honduras
- 14h30 – Wang Qishan, vice-presidente da China
- 15h – João Manuel Lourenço, presidente de Angola
- 15h30 – Choguel Kokalla, primeiro-ministro do Mali
- 16h – José Ramos-Horta, presidente do Timor Leste
- 16h30 – Antonio Valdés Mesa, vice-presidente de Cuba
- 17h – Luis Alberto Penaranda, presidente do Conselho de Ministros do Peru
- 17h30 – Jorge Rodrigues, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela
Leia a seguir