- Home
- Mercado financeiro
- ‘Você é o Pelé?’: relembre a carreira do Rei do futebol no cinema
‘Você é o Pelé?’: relembre a carreira do Rei do futebol no cinema
Perguntado certa vez se sua fama era comparada a de Jesus, Pelé brincou: “Há partes do mundo em que Jesus Cristo não é tão conhecido”. A celebridade mundial de Edson Arantes do Nascimento, que faleceu nesta quinta-feira, 29, extrapolou o mundo do futebol.
Ele estrelou diversos filmes, incluindo algumas produções internacionais, como “Fuga para a vitória” (1982), em que contracenou com Sylvester Stallone. O astro também atuou em um grande sucesso dos Trapalhões e protagonizou um dos diálogos mais lendários do cinema brasileiro em “Os trombadinhas”. A sua punchline “Não, eu sou o Jô Soares” virou meme mais de 30 anos após o filme estrear nos cinemas.
Amante da música, Pelé também gravou com Elis Regina e foi tema de inúmeras canções da cultura popular.
“O Barão Otelo no barato dos bilhões” (1971)
O craque faz uma participação especial como “Dr. Arantes” nesta comédia de Miguel Borges. Pelé participa do esquema de um malandro carioca (interpretado por Grande Otelo) que acredita estar predestinado a ganhar na loteria após participar de um ritual de umbanda.
“A marcha” (1972)
Pelé é o protagonista desta adaptação da obra de e Afonso Schmidt. O longa acompanha as lutas pela abolição da escravatura no Brasil. O Rei encarna Chico Bondade, líder de um protesto dos escravos. A obra não teve a recepção esperada e decepcionou nas bilheterias.
“Isto é Pelé” (1974)
Produzido pela Rede Globo e dirigido por Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto, o documentário acompanha o atleta em campo e fora dele, e ainda utiliza imagens de arquivo do Canal 100 e das Copas do Mundo das quais Pelé participou.
“Os trombadinhas” (1979)
A mistura de comédia e aventura de Anselmo Duarte traz o famoso diálogo entre Pelé e a atriz Ana M. Nascimento e Silva. O Rei aparece para interromper uma briga de rua, surpreendendo a personagem. “Você é o Pelé?”, ela pergunta. “Não, eu sou o Jô Soares”. O roteiro é de Carlos Heitor Cony.
“Fuga para a vitória” (1982)
Além de Pelé, a produção norte-americana contou com outros astros do futebol no elenco, como o inglês Bobby Moore e o argentino Osvaldo Ardiles. O filme de John Ford coloca em cena a rivalidade entre os comandantes de um campo alemão e uma seleção composta pelos prisioneiros aliados, liderada pelo capitão John Colby (Michael Caine). O jogador brasileiro também contracena com Sylvester Stallone.
“Os Trapalhões e o Rei do Futebol” (1986)
Criado especialmente para comemorar os 20 anos dos Trapalhões, Pelé faz um repórter esportivo que ama futebol.
Pelé, rei do futebol
A batalha contra o câncer
Ele não resistiu às complicações e teve a morte anunciada nesta quinta, 30. Leia mais.
O que grandes nomes falaram sobre Pelé
Várias das frases sobre ele ficaram famosas. Veja algumas neste conteúdo.
Leia a seguir