Fechar
5 emoções que podem afetar seu dinheiro
Neste Listas IF, vamos falar de cinco reações emocionais que influenciam no seu bolso
Quase tudo que a gente faz na vida é resposta aos sentimentos. Você reage à raiva, felicidade, e até tédio! Neste Listas IF, vamos falar de 5 emoções que influenciam no seu bolso (e tem impacto no seu dinheiro).
Começamos pela clássica tristeza. Você não é a única pessoa que quando fica triste, pensa em liberar o cartão. A tristeza pode ser gatilho emocional para as compras porque é comum que, ao comprar, você tenha uma sensação imediata de prazer e entusiasmo. No fundo, seu cérebro está tentando te animar, mas é perigoso. Normalmente você compra sem pensar, sem necessidade e comprometendo o orçamento. Em vez disso, prefira atividades acolhedoras. Como ver um filme, tomar um chá, o que te ajudar.
A ansiedade é outra emoção clássica. Vivemos numa sociedade acelerada. Ouvimos áudios de WhatsApp velocidade 2, não aguentamos um story de 15 segundos e queremos ler só manchete nos sites! No desespero de querer tudo para ontem, caímos na cilada do imediatismo. Você vê a oferta e, na ansiedade, compra sem nem saber se queria. Quando bate a ansiedade, melhor passear com o cachorro, dar uma volta, ocupar a cabeça e deixar o cartão de crédito quietinho.
Ganância é mais uma emoção que mexe com o seu bolso. A palavra vem com uma carga negativa. Mas acontece quando a gente se ilude na esperança de ficar rico de forma rápida e fácil. Esteja sempre com o alerta ligado. Querer lucrar mais rápido que o resto do mundo pode te fazer cair em golpes. Cuidado!
Viver estressado também custa caro. A gente mistura com a sensação de merecimento. Você acaba achando que merece um alívio por conta das demandas do dia a dia. E gastar pode trazer satisfação. Então, bateu a vontade de fazer o Pix? Respire e reveja essa compra mais tarde.
Quer saber mais sobre como as emoções afetam seu bolso? Veja o Listas IF!
Leia a seguir