Fechar
Como organizar as finanças para viajar
Planejamento e paciência para juntar seu dinheiro vão te ajudar a comprar as passagens de avião
Se você não vê a hora de entrar em um avião, mas tem medo do preço do dólar acabar com seu dinheiro, temos cinco dicas para você se organizar e juntar dinheiro para viajar.
Para começar, trace um limite de gastos. É esse limite que vai determinar o tamanho da sua viagem. Pesquise para ter uma noção de quanto está o voo, qual o custo médio da cidade, quanto você juntará até a data das férias… Com tudo mapeado fica mais fácil de entender se o sonho cabe no orçamento.
Maju Marques aprendeu a calcular o custo médio de um dia na cidade – vendo custo de passeio, hospedagem, alimentação. Assim, fica no controle pensando: “Tenho tantos dólares por dia até o fim da viagem, então hoje rola um restaurante bacana, amanhã tem museu mais caro, vou ter que almoçar fast food”.
Antes de fazer as contas, pense em considerar mais de uma opção de destino. Os Estados Unidos são legais, mas países como Canadá e Austrália têm o dólar menos valorizado e também são incríveis. Vai que te rende uma economia!
Tá decido o destino? Agora é começar a juntar o dinheiro. Se você vai para o exterior, compre a moeda do país aos poucos, assim, você suaviza as oscilações e garante uma cotação média – nem tão alta, nem tão baixa. Pesquise ainda opções de cartão pré-pago, conta no exterior e as taxas de cada um para ver qual tem valor mais baixo.
E segura o cartão de crédito, hein? Você só o tira da carteira em emergências, já que ele cobra taxas mais altas. Eu só libero o cartão se tiver benefícios na forma de pagamento, ou descontos nas passagens, milhas ou seguro-viagem!
E para fechar essa programação, lembre de, enquanto você faz o roteiro da viagem, ver o que é possível pagar antecipado em melhores condições. Geralmente comprando antes pelo site tem desconto, e de pouco em pouco você economiza um dinheiro bom.
Faça as economias e a mala, e partiu embarcar!
Leia a seguir