Já parou para pensar o que é ter inteligência financeira para você? Durante uma conversa com a equipe da IF, Rodrigo Galindo, chairman da Cogna Educação, explicou qual a visão dele sobre este tema.
“Ter inteligência financeira é construir um conjunto de competências que sejam capazes de tomar a melhor decisão financeira para você ou para companhia que você estiver”, afirma.
E como construir essas competências?
O empresário explica que existem várias maneiras de montar aptidões para atingir a inteligência financeira.
“Você pode fazer isso se informando, ouvindo pessoas que já passaram por essa experiência e também por meio de outras pessoas que tenham mais skills do que você em relação aquele tema”, esclarece.
Portanto, Rodrigo Galindo aponta que ter inteligência financeira não é necessariamente só desenvolver estas competências em você. Mas sim também encontrar estas aptidões nos outros. “Então, buscar assessorias quando for fazer determinados movimentos importantes, (por exemplo). Mas lembrando sempre que é você quem tem que tomar conta das suas finanças. A decisão (final) é tua”, afirma.
Rodrigo Galindo: ‘é preciso ter acesso a conteúdos sobre finanças’
Portanto, como bem podemos perceber na análise do empresário, todo mundo tem que fortalecer essa inteligência financeira.
“E aí, para desenvolver, você tem que buscar todos os caminhos possíveis. Procurar sua qualificação, formação, microcertificação, (fazer) leituras e ter acesso a conteúdos diversos de pessoas que estão no mercado financeiro. Eu sempre fui um defensor do aprender, então, não seria diferente para inteligência financeira”, conclui o chairman da Cogna Educação, que também falou sobre outros diversos assuntos importantes nesta conversa para o videocast Visão de Líder.