Como investir em ações: 3 estratégias para você começar

ONDE INVESTIR

Para quem está pensando em sair da renda fixa e apostar em investimentos mais arriscados e com maior rentabilidade, é preciso definir as melhores estratégias e objetivos

Filipe Villegas, estrategista de ações da Genial Investimentos, cita três possíveis estratégias para quem quer saber como investir na bolsa de valores, levando em consideração o perfil de investidor, objetivos e tolerância a risco.

3 estratégias

O estrategista afirma que uma das principais formas é aplicar em empresas buscando receber, de tempos em tempos, uma parte dos lucros dessas companhias, os chamados dividendos.

1ª estratégia: busca por dividendos

De acordo com Villegas, essa estratégia é recomendada para quem está começando ou uma pessoa que já construiu patrimônio. Em ambos os casos, o objetivo é obter uma renda adicional.

Para adotar essa estratégia, é importante que o investidor analise o dividend yield (DY), a taxa de retorno percentual dos dividendos. Para ser considerada uma boa pagadora, o ideal é que o DY fique acima de 5% e que seja recorrente. “É sempre importante identificar essa taxa anual e a recorrência. Quanto maior o histórico, maior o nível de confiança”, diz.

O que ficar de olho:

Para buscar operar no mercado de forma intensa, buscando oportunidades de valorização no curto prazo, é importante ter um maior conhecimento e disponibilidade para gerir os investimentos. Acompanhando, por exemplo, a temporada de balanços.

2ª estratégia: valorização no curto prazo

Nessa estratégia, o plano é saber identificar oportunidades de compra e venda de ações, levando em conta as principais técnicas de análise e o acompanhamento das condições macroeconômicas e dos fluxos de notícias sobre as empresas. “O ideal é que ela consiga acompanhar o mercado. Normalmente, as pessoas pecam bastante nesse sentido, porque o escopo é grande, vai do contexto macro à cotação do minério de ferro”, afirma o estrategista de ações.

O que ficar de olho:

Outro possível objetivo é o de buscar uma valorização significativa no longo prazo, identificando papéis de empresas promissoras, com potencial de crescer. “São empresas de crescimento. É muito comum fazermos essa associação com empresas de tecnologia”, explica o estrategista de ações.

3ª estratégia: Valorização no longo prazo

De acordo com o especialista, o importante para esse investidor é a paciência e o longo prazo para a aplicação. “Geralmente, indicamos que a pessoa tenha o tempo a seu favor. Não conseguimos mensurar em quanto tempo a pessoa vai ter o retorno”, diz Filipe Villegas.

O que ficar de olho: