aprenda
Videoclipe com mais de 100 milhões de views no Youtube e o topo do ranking do Spotify. Essa é a realidade de Bzrp Music Sessions #53, nova música da Shakira que conta detalhes da traição de Piqué e do fim de seu casamento de 11 anos.
Mas, não se trata de uma canção de lamento ou de “fossa”, mas sim de vingança. Com muito ritmo, Shakira fala do ex-marido, da sogra e, lógico, da amante do marido. “As mulheres não choram mais, as mulheres faturam”, diz um verso da canção.
No entanto, para nós mortais, sem tantos fãs, o caminho financeiro após uma separação pode ser complexo e cheio de desafios.
Pense numa advogada que se separou aos 44 anos, com dois filhos já formados. Assim como Shakira, o marido pediu o divórcio para se casar com uma moça bem mais nova.
Pensando nisso, Mara Luquet fez uma reflexão:
O argumento usado pelo ex-marido para não pagar a pensão alimentícia era de que a mulher era uma advogada e poderia trabalhar, e que os filhos eram maior de idade.
No entanto, nos mais de 20 anos que estiveram juntos, o combinado era de que ela ficaria em casa, cuidando da educação dos filhos.
O que fazer? Mara Luquet sugere algumas perguntas que é preciso fazer quando ele disser que você tem uma profissão e pode trabalhar. Confira no próximo story:
1. Quem paga os mais de 20 anos de contribuição previdenciária oficial e privada? Afinal, 20 anos fazem muita diferença em um cálculo atuarial.
2. Quem paga pelos 20 anos de serviços prestados à família, aos filhos e ao suporte profissional do próprio marido?
3. Quem pagará a contratação de uma empresa de recolocação no mercado? Se ela ficou tantos anos sem trabalhar, não será uma tarefa simples se recolocar.
Não temos o talento da Shakira para contar com a monetização nas redes sociais. Por isto, há produtos financeiros que ajudam a criar uma rede de proteção; o que no mercado financeiro é conhecido como “hedge".
O importante, claro, é se preparar. Isso pode não ser nada romântico, mas é muito prático. Mesmo que ainda esteja na fase de jantares à luz de velas.