Saiba o preço da bebida e analise o custo de vida em diferentes países
Os preços variam demais de país para país europeu. Para não ter surpresas, a jornalista Fernanda Bottoni, que mora em Braga, Portugal, desde 2021, usa o cafezinho como termômetro para saber o custo de cada país antes de embarcar em viagens. “Pela minha experiência, o preço do café é praticamente um termômetro para o custo de vida nas cidades europeias. E estou falando daquele café simples, que a gente toma na padaria”, explicou a jornalista em seu artigo para a Inteligência Financeira.
Antes de passar para a parte prática, Fernanda deixa claro que nada disso é uma pesquisa científica. A análise é feita apenas com preços que foi coletando em viagens ou em conversas com amigos.
Em Portugal, a jornalista diz que toma facilmente um café por 1 euro. Inclusive em Lisboa. Em Braga, que é uma cidade mais barata que a capital, um café por 0,80 cêntimos está bem pago.
Em Berlim, o cafezinho não sai por menos de 2 ou 3 euros. Como os preços variam bastante de um lugar para outro naquela cidade, vamos considerar 2,5 euros de média. Ok?
Morando em Paris, você até pode tomar café por 2 euros.Desde que seja no balcão. Se quiser sentar numa daquelas varandas cheias de glamour, terá de pagar (literalmente) por isso. Quanto? Cerca de 3,5 euros. Pelo mesmo café que servem no balcão, ok? Mas preste atenção porque, na capital francesa, dependendo do local, um cafezinho pode custar até 8 euros.
Em Madrid, o expresso custa em média 1,50 euro. É 50% mais caro que o café de Lisboa, mas não chega perto do preço da Alemanha ou da França, certo?
Em média, 1,50 libras (algo em torno de 1,75 euro),mas fica o alerta: dependendo do lugar, pode pagar muito mais que isso. E, se quiser algo mais incrementado, com leite ou chocolate, por exemplo, não deve pagar menos de 3 libras (3,50 euros).
Agora, apenas para dar um requinte ao levantamento, Fernanda Bottoni considerou a Dinamarca. Em Copenhagen você deve pagar em torno de 30 ou 40 coroas dinamarquesas por um café. Ou seja, algo entre 4 e 5,5 euros.
Por fim, a Suíça não fica atrás. Para tomar um cafezinho em Zurique, é preciso desembolar uns 5 euros.
Você ainda não se convenceu de que termômetro da Fernanda Bottoni de custo de vida na Europa funciona? A jornalista explicou um outro argumento nada subjetivo, usando o levantamento da Eurostat que indica o salário-mínimo nos países da União Europeia. Veja a matéria completa para entender a relação entre o preço do café e o salário mensal.