Empresas que seduzem investidores por pagarem remuneração atrativa têm algumas características em comum. Nós te ajudamos a identificar boas oportunidades.

7 dicas para achar as melhores ações que pagam dividendos

INVESTIMENTOS

São empresas que atuam em áreas menos vulneráveis às flutuações econômicas, mais resistentes a crises. Nesse grupo estão concessionárias de serviços públicos, como distribuidoras de energia elétrica, de telecomunicações e de saneamento básico, além de administradoras de estradas, ferrovias e aeroportos.

Setores defensivos

Companhias com essa característica costumam ter uma boa reserva de liquidez e uma condição mais favorável para distribuir dividendos de forma perene. Por terem contratos de longo prazo, com valores corrigidos pela inflação, e um público cativo, novamente as concessionárias públicas são as mais frequentes nesse grupo.

Geração sólida de caixa

Empresas com dívida controlada têm maior flexibilidade para manter ou aumentar os pagamentos de dividendos, mesmo em momentos desafiadores. Dito de outra forma: o que uma empresa pagar de juros o investidor não receberá em remuneração.

Baixo endividamento

Se seu plano é encontrar uma ação "pra casar", verifique o histórico de pagamento de remuneração ao acionista por um prazo mais longo. Não mais do que 10 empresas listadas na B3 conseguiram resistir à crise provocada pela pandemia e manter o pagamento de dividendos, segundo dados do Trademap.

Consistência

O investidor que for escolher um papel para ter na carteira por muitos anos deve ler o estatuto da empresa. Ele define, entre outros pontos, a política dela para remunerar os acionistas. Segundo a Lei das Sociedades Anônimas (Lei das S/A), quando o estatuto não cita o assunto, uma assembleia de acionistas deve definir os dividendos e observar o percentual mínimo de 25%.

Política de remuneração

Outro ponto que deve ser observado é a política de caixa de reserva. Isso porque, antes de decidir que parcela do lucro será compartilhada com os acionistas, a empresa deve obedecer sua própria regra sobre reserva de lucros, que pode ser usada para financiar investimentos ou comprar outras empresas. Passado um período, a companhia pode fazer uma distribuição extraordinária de dividendos.

Reserva de capital

O termo indica quanto uma companhia paga de remuneração ao acionista em relação ao preço da ação negociada no mercado. Ou seja, se o investidor pagou R$ 10 na ação e recebeu R$ 0,60 de dividendo em um ano, o dividend yield é 6%. Esse indicador é mais importante do que o valor nominal que uma empresa paga em dividendo. Ele mostra a melhor proporção entre valor investido e o retorno.

Dividend yield