aprenda

A cartilha de Luiz Barsi para viver de dividendos

Muitas pessoas pensam em investir em empresas de capital aberto para viver de dividendos, como o mega investidor Luiz Barsi. 

Mas será que isso é viável para todo mundo? Veja o que você precisa saber sobre dividendos.

É aplicar recursos e periodicamente receber parte dos ganhos como renda em conta-corrente.

O que é viver de dividendos?

É preciso adquirir ações de uma empresa na bolsa. Aí, você se torna acionista  dela. Quando ela fecha o balanço e reporta lucro líquido, parte desse valor é distribuído entre seus acionistas. 

Como receber dividendos?

IMPORTANTE

O investidor deve sacar apenas o lucro sobre o capital aplicado, ou seja, não deve mexer ou alterar o capital investido.

Dividendos não caem todo mês na conta, como um salário. As empresas definem se as ações se enquadram na distribuição de lucro, quando será o pagamento e qual o valor.

Riscos da estratégia

Normalmente, quando a empresa usa essa estratégia, ela mostra que não tem muito mais para onde crescer. Por isso paga dividendos: para atrair investidores.

Ele possui uma fortuna estimada pela revista Forbes em R$ 4 bilhões, que leva em conta a quantidade de ações em carteira de cada investidor.

Quem é Luiz Barsi?

A carteira de Luiz Barsi tem, basicamente, ações de 14 companhias sólidas. Veja alguns exemplos a seguir: 

Como Barsi ganha com dividendos?

– AES Tietê (AESB3), – Banco do Brasil (BBAS3), – Cemig (CMIG4), – Eternit (ETER3), – Grupo Ultra (UGPA3), – Isa Cteep (TRPL4), – IRB Brasil (IRBR3),

– Itaúsa (ITSA4), – Klabin (KLBN4), – Suzano (SUZB3), – Taesa (TAEE11), – Taurus (TASA4), – Transmissão Paulista (TRPL4), – Unipar Carbocloro (UNIP6)

Para escolher essas 14 companhias, Barsi analisa seu nível de governança, a gestão, o balanço e com que frequência distribui dividendos. Vale fazer o mesmo, ok?

Saiba mais sobre Luiz Barsi e dividendos na Inteligência Financeira!