Real Digital: o que muda para você?

aprenda

O Banco Central deve emitir, nesse ano, as primeiras unidades do Real Digital: uma representação virtual da moeda brasileira. 

O projeto surgiu em meio a um cenário de crescimento das criptomoedas, o que instigou Bancos Centrais do mundo todo a desenvolverem suas próprias versões de moedas virtuais.

É um novo tipo da nossa moeda brasileira, só que para a internet. É classificada como uma moeda digital do Banco Central. Ou seja, ela tem um formato diferente do que conhecemos, em papel ou em moedas físicas. 

Mas o que é o Real Digital?

Uma das diferenças entre o Real Digital e o Real de hoje é a transferência de recursos o Real digital permite que você tenha a sua carteira virtual para armazenamento desse valor, também transacionando sem custos.

Uma carteira virtual

É importante ressaltar que há uma paridade entre o Real e o Real Digital. Ou seja,  1 Real Digital sempre valerá 1 Real.

Por enquanto, nada. No futuro, o Real Digital deverá reforçar os conceitos de Open Banking  e digitalização financeira.

O que muda no seu dia a dia?

Além disso, a criação de um aplicativo agregador de toda a vida financeira online e off-line está no radar do Banco Central. O amadurecimento deste sistema tende a trazer mais facilidades em operações financeiras complexas.

Continue acompanhando a IF e conheça mais sobre o mercado financeiro.