Gestões no Futebol: O Caso Fortaleza

ESPORTES

A importância da gestão financeira no futebol através do estudo de caso do Fortaleza. Uma análise crítica da situação econômica dos clubes de futebol brasileiros.

O torcedor de futebol é um iludido por natureza, sempre acreditando e torcendo pelo seu clube. Mas fora de campo, deveríamos esperar comportamentos mais críticos.

A paixão do torcedor

Como analista, meu papel é apontar acertos, erros e indicar caminhos. Vi muitos torcedores irritados quando questionei a gestão de seus clubes.

O papel do analista

O Botafogo, campeão em 2024, vive em lua de mel com o grupo controlador. Mas a situação financeira do clube deve ser questionada.

O caso do Botafogo

O balanço do Botafogo está atrasado. A situação do acionista deveria acender um sinal de alerta na torcida.

A situação Botafogo

A ideia por trás das análises é antecipar movimentos e fazer com que os torcedores cobrem melhores práticas, para que seus clubes sejam sustentáveis.

A importância da gestão

O Fortaleza, antes considerado um oásis de boa gestão, mudou a rota e passou a fazer mais do mesmo, com custos e despesas acima das receitas.

O exemplo do  Fortaleza

O aumento de investimentos, fortemente direcionado à montagem de elencos profissionais, tem um resultado apenas: aumento das dívidas.

O impacto dos investimentos

Os números indicam que um sinal amarelo foi aceso em relação à condição econômico-financeira do Fortaleza. Já não é mais tão sólido como antes.

A situação do Fortaleza