APRENDA

Infidelidade financeira: entenda o que é e como se prevenir

Na última semana, a apresentadora do SBT, Helen Ganzarolli, 43, expôs a infidelidade financeira do seu ex-parceiro, César Henrique Kuratomi.

Segundo Helen, um processo judicial contra César, com quem se relacionava desde 2013, já está sendo movido pelo  rombo de R$ 2,5 milhões, que ele causou.

Mas, afinal de contas, o que é infidelidade financeira? Conversamos com a educadora financeira Lai Santiago, para entender o caso. Veja a seguir:

Ela não se restringe a um relacionamento afetivo,  pode acontecer em qualquer relação de confiança.

O que é infidelidade financeira?

Acontece quando o cônjuge, parceiro de negócios ou parente próximo, esconde ou manipula informações sobre as finanças tanto individual, quanto coletiva, com o objetivo de enganar a outra pessoa.

Mentir ou ocultar informações sobre finanças para enganar é uma forma de fraude ou estelionato, segundo o Código Penal Brasileiro.

Quem cometer o crime também pode ser processado por violência doméstica pelo impacto na saúde financeira e emocional da vítima.

Veja as dicas e orientações da educadora financeira Lai Santiago:

Como prevenir a infidelidade financeira?

Ter uma comunicação clara e transparente sobre as finanças pode “estabelecer limites e definir responsabilidades financeiras claras”, conta Lai.

1. Comunicação  é essencial

Para Lai, o ideal é “manter contas bancárias separadas, e ter também uma conta conjunta para despesas compartilhadas”.

2. Cada um com a sua conta

“Monitore suas contas e faturas de cartão regularmente para se averiguar de que não há nenhuma transação suspeita”, explica Lai.

3. Conferir nunca é demais

Sempre que compartilhar suas finanças, use contratos. Isso pode evitar mal-entendidos e conflitos.

4. Acordos verbais não têm valor legal 

Saiba mais sobre infidelidade financeira e como se proteger