Você sabia que menor de idade também pode fazer investimento?

FINANÇAS PESSOAIS

Investir pode parecer algo distante e apenas para quem tem muito dinheiro ou é mais velho. Porém, ao contrário do que muitos pensam, dá para começar a investir antes dos 18 anos. O mercado oferece hoje diversas opções para adolescentes que querem começar a aplicar o dinheiro.

Começando pela renda fixa, o Tesouro Direto é uma opção de investimento para os jovens que ainda não atingiram a maioridade. Não existe idade mínima para abertura de conta investimento no Tesouro. O representante legal pode solicitar abertura a qualquer momento, desde que o menor de idade tenha um RG válido.

Também é possível investir em outros produtos, como CDBs, abrindo uma conta em uma instituição financeira com o apoio de um responsável. As regras para aplicar variam de acordo com a instituição e o tipo de conta.

Indo além, menores de idade também podem investir na bolsa de valores. Inclusive, em dezembro de 2023, o número de investidores na bolsa com até 15 anos de idade ultrapassava os 35 mil, segundo dados da própria B3. Para isso, os responsáveis legais precisam assinar uma folha de autorização e entregar o documento à corretora de valores ou ao banco onde a conta vai ser aberta.

Além de entender as opções de como investir sendo menor de idade, é importante, do lado dos pais e responsáveis, manter uma boa relação das crianças com o dinheiro. Na visão da especialistas, incentivar a comunicação aberta e definir metas financeiras são alguns dos primeiros passos para criar essa relação de forma saudável.