A aquisição de uma casa ou apartamento é um dos principais desejos dos brasileiros. Mas você sabe quais cuidados deve ter ao comprar um imóvel?
Comprar um imóvel é um tipo de investimento e pode ter riscos – se os devidos cuidados jurídicos não forem tomados antes.
O investidor que busca um imóvel precisa fazer uma pesquisa prévia para verificar se o imóvel está devidamente registrado no Cartório do Registro de Imóveis e se os vendedores são aqueles que constam como proprietários. Essa pesquisa pode ser realizada no cartório de imóveis da localidade ou de forma online por sites que cobram por acesso.
O cuidado com as dívidas de IPTU tem de ser relevante na pesquisa. Isto porque o comprador assume automaticamente as dívidas do imóvel, mesmo que alegue não ter conhecimento do débito antigo. Também é importante verificar se existem ações judiciais ou execuções em nome dos proprietários, não só na localidade do imóvel, mas em todo território nacional.
Se o proprietário for empresário, recomenda-se que se pesquise a empresa também, com a obtenção das certidões em nome do CNPJ. Em casos trabalhistas, por exemplo, pode haver bloqueio de imóveis dos sócios. E o novo comprador pode ficar apenas com o prejuízo. As pesquisas podem ser feitas por meio de cartório, prefeitura, tribunais e mesmo com os envolvidos na negociação.
Outro ponto de atenção é sobre a possibilidade de haver locatários no imóvel, uma vez que o ativo poderá demorar a estar disponível ao investidor. Também é preciso ter cuidado para que não haja custos excedentes que surpreendam o novo proprietário. Por isso, é necessário entender como estão as finanças coletivas, caso haja um condomínio.
Além dos cuidados necessários que valem para todo tipo de imóvel, quem opta por adquirir um na planta precisa tomar cuidado com a construtora ou incorporadora que promete o imóvel, que normalmente é mais barato do que um já terminado.