aprenda
Se tem um sonho que pode ser considerado comum entre a maioria das pessoas é a vontade de viver de renda. Afinal de contas, quem não quer fazer o dinheiro trabalhar por si, não é mesmo?
Por mais que há quem pense que para viver de renda é preciso ser herdeiro – ou milionário – dá sim para ter uma vida mais tranquila. Basta saber definir os melhores investimentos.
Antes de sair por aí escolhendo os investimentos que mais têm relação com seu perfil, é preciso levar em consideração o momento de vida que você se encontra para conseguir definir seu padrão de vida.
Depois desta análise, e antes de começar a investir pensando na renda mensal, é hora de construir uma reserva de emergência, caso você ainda não tenha.
Segundo especialistas, o ideal é que o valor seja por volta de 6 meses do seu custo de vida mensal guardados em investimentos seguros e de liquidez diária.
Feito isto, aí sim é o momento de escolher os ativos de melhor rentabilidade para viver de renda. Caso você seja conservador, faz sentido abrir mão de liquidez para aumentar a rentabilidade mantendo segurança. Se for mais arrojado, pode aceitar um risco maior e manter a liquidez da carteira.
O indicado para fazer o dinheiro trabalhar é compor um portfólio com três ou quatro tipos de ativos diferentes que não tenham grandes variações ao longo do ano.
Desse modo, os principais investimentos para viver de renda são hoje os fundos de renda fixa , como os CDBs, que estão rendendo quase 14% ao ano. O que gira um pouco acima de 1% ao mês.
Permite ao investidor participar do mercado imobiliário de um jeito fácil, sem comprar um imóvel ou arcar com altos custos e processos burocráticos. É um dos melhores instrumentos para quem quer viver de renda ou complementar seus ganhos.
Nas cotas de empreendimento, você entra no empreendimento antes dele ser lançado e isto pode gerar uma boa rentabilidade. É ótimo para o momento atual da economia, com juros altos e transição de governo. Podem render, ainda, entre 1% e 2% ao mês.
Já nos fundos multimercados a ideia é que você aplique seu patrimônio em ativos diferentes, como renda fixa, moedas e ações. Podem chegar ao rendimento de 1% a 1,25% ao mês.
Antes de aplicar o seu patrimônio, você precisa conhecer os investimentos. O íon Edu, plataforma gratuita de educação para investidores, criou um curso que pode te ajudar no sonho de fazer o dinheiro trabalhar por você. Confira mais.