aprenda

Investimento a longo prazo:  vale a pena?

Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo, diz que investir a longo prazo é o segredo de seu sucesso.

Dentro da corrente majoritária de economistas, o curto prazo se refere a aplicações com prazo inferior a 1 ano. Já o médio prazo dura entre 2 e 5 anos. O longo prazo vai acima dos 5 anos.

O QUE É CONSIDERADO LONGO PRAZO?

Investir no longo prazo possui riscos, mas é uma estratégia que pode ser vantajosa em diferentes momentos da economia.

Durante uma crise, muitos investidores tendem a se desfazer de suas posições em ativos de risco, como ações e fundos imobiliários,  Isso pode levar a uma queda temporária nos preços desses ativos, criando uma oportunidade para investidores com visão de longo prazo.

Crise econômica

Em momentos de expansão, as empresas tendem a ter resultados positivos, o que pode se traduzir em valorização das ações. Investidores que acreditam que esse crescimento vai se manter no longo prazo podem se beneficiar investindo em ações e outros ativos.

Expansão econômica

Por conta de tendências demográficas, avanços tecnológicos e regulamentações favoráveis, empresas de setores como tecnologia, energia renovável e saúde têm perspectivas promissoras no longo prazo.

Setores com boas perspectivas

Com a Selic em alta, estratégias de longo prazo em papéis de renda fixa pré-fixados  também podem ser boas alternativas para a carteira de investidores.

Alta da taxa de juros

Antes de mais nada o ideal é buscar um especialista em investimentos ou planejador financeiro.

Como escolher um investimento a longo prazo?

"Se o investidor preferir atuar sozinho, deve analisar as expectativas de mercado para juros e inflação, entendendo qual percentual da sua carteira deve ser alocado em ativos prefixados, pós fixados, atrelados ao IPCA, renda variável, exterior etc.” Vagner Franceschi, especialista em investimentos do Ailos.