O que é a  ‘Earnings Season’?

entenda

Chegou a temporada de divulgação dos resultados nos EUA

Chegamos a mais uma divulgação dos resultados (‘Earnings Season’ ou temporada de balanços) das empresas que negociam nas bolsas americanas.

Esse é um momento importante para avaliar como as empresas têm se saído num cenário de desaceleração econômica, inflação alta, taxas de juros subindo, queda na confiança do consumidor, entre outros aspectos negativos que afetaram os EUA em 2022.

São as publicações de resultados trimestrais e/ou anuais das empresas.  Quando elas anunciam ao mercado seus lucros, prejuízos, custos, despesas, fluxo de caixa, entre outros.

O que são os Earning Reports?

As empresas públicas são obrigadas a apresentar o relatório chamado 10-Q (trimestral) e o 10-K (anual) junto à Securities and Exchange Commission (SEC).  Os principais componentes do 10-Q são a demonstração de resultados, o balanço patrimonial, a demonstração dos fluxos de caixa e os comentários da administração.

10-Q, 10-K?

Porque fornece uma fotografia de como as empresas vêm se comportando em meio ao cenário atual e o que pensa/planeja para seu futuro.

 Por que a ‘Earnings Season’ é importante?

A comparação (expectativa vs. realidade) cria impactos nos preços das ações. Números acima ou abaixo das expectativas de mercado tendem a gerar fortes oscilações nos preços das ações.

Faz preço no mercado

As empresas normalmente possuem uma área de Relações com Investidores (RI, em portugês, ou IR, na sigla em inglês para ‘Investor Relations’).  Ali, elas postam seus relatórios nas datas previamente informadas.

Como acompanhar essa divulgação?

Uma queda de 4,1% de forma agregada nos lucros das empresas do S&P 500 para o 4T22.  Se -4,1% for o declínio real do trimestre, isso marcará a primeira vez em que o índice registrou uma queda de lucros ano a ano desde o terceiro trimestre de 2020 (3T20)

O que esperar desta ‘Earnings Season’?

Saiba mais sobre a Earnings season na IF!