CDB é sigla para Certificado de Depósito Bancário, um título emitido pelos bancos em busca de recursos para financiarem suas atividades. Esse valor, no entanto, é devolvido com juros.

Quanto rende, como funciona e quanto você paga de imposto no CDB?

INVESTIMENTOS

“Você empresta dinheiro para a instituição a troco de um rendimento definido no momento da compra”, explicou Felipe Spritzer, fundador e CEO da Portfel, à Inteligência Financeira.

Há três maneiras de ser definido o rendimento de um CDB: – Uma taxa prefixada informada no momento da aplicação; – Um percentual do CDI, que acompanha a taxa Selic; – Um prêmio sobre a  inflação (IPCA + uma taxa prefixada)

Quanto rende o CDB por mês?

A taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é a taxa praticada nos empréstimos entre os bancos (CDB) e acompanha de perto a Selic, a taxa básica de juros da economia. A diferença usual é em torno de 0,10 p.p. Portanto, com a Selic em 12,75% ao ano, o CDI é estimado em 12,65% a.a. Os CDBs também têm diferentes prazos de vencimento. Em geral, os investimentos de mais longo prazo oferecem taxas melhores, em contrapartida, o dinheiro fica parado por mais tempo.

Outro fator que influencia nas taxas é o perfil da instituição financeira que o emite. Empresas menores ou com maior risco de crédito geralmente precisam oferecer taxas maiores para conseguirem obter financiamento. No entanto, isso acarreta também em maior risco para o investimento. Além disso, há incidência de Imposto de Renda e o dinheiro aplicado nesse produto é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que assegura até R$ 250 mil por CPF por instituição financeira.

Os CDBs de liquidez diária permitem o resgate imediato dos recursos. Na média, esse produto rende em torno de 100% do CDI – portanto, cerca de 12,65% ao ano ou 0,99% ao mês. Mas, essa é a taxa de rendimento bruto, antes do desconto do Imposto de Renda.

Quanto está rendendo o CDB?

Atualmente, os títulos mais rentáveis verificados na plataforma de três instituições financeiras estavam no seguinte patamar: – Prefixado: até cerca de 13,25% ao ano; – CDI: até em torno de 124% do CDI. Portanto, algo equivalente a cerca de 15,69% ao ano; – IPCA: inflação mais 7,55% ao ano. Com o índice acumulado em 12 meses a 5,19%, isso equivale a cerca de 12,74% a.a.

Os CDBs seguem a tributação regressiva para o IR. Por essa regra, aplicações de até 180 dias sofrem uma tributação de 22,5% sobre o rendimento. Essa taxa vai caindo conforme o prazo de aplicação se estende.

Quanto você vai pagar de Imposto de Renda