A OpenAI, startup criadora do ChatGPT, anunciou na quarta-feira (22) que chegou a um acordo para que Sam Altman retorne à empresa como CEO dias após sua demissão.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O executivo, que havia sido demitido pelo conselho de diretores da OpenAI na semana passada, será reintegrado sob a supervisão de uma nova diretoria.
A reintegração de Altman é a resposta para a crise que colocou quase todos os funcionários e investidores da empresa contra o conselho. Na segunda-feira (20), quase todos os mais de 700 funcionários da OpenAI ameaçaram sair. Eles pressionaram o conselho a renunciar e a chamar de volta Altman e Greg Brockman, co-fundador da OpenAI.
Altman atuará sob a supervisão de um novo conselho de diretores, composto pelo ex-CEO da Salesforce, Bret Taylor; o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers; e Adam D’Angelo, membro do atual conselho da OpenAI e CEO da plataforma Quora.
No conselho que demitiu Sam Altman, estavam D’Angelo, também co-fundador da OpenAI, e Ilya Sutskever. Dos quatro membros, apenas D’Angelo estará no novo conselho.
A direção da OpenAI informou que Altman foi afastado depois que uma revisão descobriu que ele “não era consistentemente sincero em suas comunicações” com o conselho de administração.
Altman catapultou o ChatGPT para a fama global, enquanto atuava como CEO. No ano passado, tornou-se a voz mais procurada para falar sobre a promessa e os possíveis perigos da inteligência artificial. Na semana da demissão de Sam Altaman, a OpenAI anunciou que o cofundador Brockman deixaria o cargo de presidente do conselho. Porém, segundo a empresa, ele permaneceria como presidente.
A demissão de Sam Altman
Sam Altman nasceu em Illinois, Chicago, em 1985. De acordo com entrevistas, começou a desenvolver seus conhecimentos em informática aos 8 anos. À época, ele teria aprendido a programar e desmontar o Macintosh, um dos primeiros computadores da Apple.
Atualmente tem 38 anos. Abandonou a Universidade de Stanford aos 19 anos para abrir sua primeira empresa. No segundo ano da faculdade, ele e o namorado começaram a trabalhar no Loopt, um programa de rastreamento. Dois anos mais tarde, convidado pelo executivo Paul Graham, ele assumiu a aceleradora Y Combinator.
Mas afinal, quem é Sam Altman?
Em 2015, Sam Altman ajudou a fundar a organização sem fins lucrativos OpenAI, na qual passou a trabalhar em tempo integral mais tarde. A fundação da empresa contou com apoio financeiro de Elon Musk, entre outras entidades. No primeiro ano, a companhia conseguiu juntar mais de US$ 1 bilhão. “Escravizamos a inteligência artificial ou ela nos escravizará”, comentou Altman.
Mas afinal, quem é Sam Altman?
Em 2019, sob o comando de Altman, a OpenAI criou uma subsidiária com fins lucrativos. A empresa chamou a atenção da Microsoft, que, naquele ano, colaborou com mais US$ 1 bilhão para elaboração de projetos. Em novembro de 2022, Sam Altman lançou o famoso ChatGPT.
Mas afinal, quem é Sam Altman?
Filho de judeus e homossexual assumido, Altman contou para os pais sobre sua orientação sexual aos 16 anos. Em 2017, ele recebeu da ONG Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD) um prêmio por sua atuação para promover a diversidade LGBT na tecnologia. Atualmente, ele mantém um relacionamento com o engenheiro de software australiano Oliver Mulherin.