Investimento em renda fixa

aprenda

Confira quais são os 6 melhores e por quê

Quando a taxa básica de juros (Selic) está em alta, a popularidade da renda fixa  também aumenta. Mas como surfar nessa onda e aproveitar os melhores investimentos em renda fixa?

É uma forma de investimento que tem retorno já estabelecido. Ela funciona como uma espécie de “empréstimo”, e esse valor é usado para o financiamento de projetos, pagamento de dívidas ou outras atividades.

O que é renda fixa?

1. Você sabe quanto vai receber no vencimento; 2. O risco de perder dinheiro é baixo; 3. Em caso de a instituição quebrar, alguns ativos estarão protegidos pelo FGC.

Por que investir em renda fixa?

A seguir, conheça os ativos principais em renda fixa!

Tipos de investimentos

Criado entre o Tesouro Nacional e a B3, é pelo Tesouro que investidores podem comprar e vender títulos públicos, tornando-se credores do governo federal.

1. Tesouro Direto

 O Certificado de Depósito Bancário é um título emitido por bancos e funciona como um empréstimo a um banco com um prazo determinado e com taxa de remuneração  que varia.

2. CDB

Debênture é uma dívida que as empresas fazem com a sociedade para se financiarem. Este empréstimo é feito por meio de um título com vencimento entre dois e dez anos.

3. Debêntures

São condomínios de investidores em que cada cotista é dono de uma fração do patrimônio total. O gestor do fundo aplica os recursos dos investidores em uma carteira de produtos de renda fixa, tendo como objetivo alcançar o melhor retorno em relação à taxa do CDI.

4. Fundos de renda fixa

As letras de Crédito Imobiliárias (LCI), do Agronegócio (LCA) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA) são títulos securitizados, ou seja “promessas de pagamento” entre o financiamento imobiliário e rural.

5. LCI, LCA, CRI e CRA

Ainda podemos citar as carteiras digitais remuneradas atreladas, os Fundos DI, câmbio (LC) e os Recibos de Depósito Bancário (RDB), além da própria caderneta de poupança.

6. Outros

Continue acompanhando a IF e saiba das melhores dicas para não sair no prejuízo.